sexta-feira, 25 de maio de 2012

Comemoração do Dia Internacional dos Museus



Sempre norteados pelo princípio de que a educação, no seu sentido mais lato, deve integrar uma componente cultural multifacetada, convidamos o Diretor do Museu da Indústria Têxtil, Sr. Professor Lopes Cordeiro, a vir à Escola para falar aos nossos alunos não só do museu que dirige, que fica na nossa vizinhança, mas também do papel que os museus desempenham hoje, o que pretendem, que ações desenvolvem no sentido de atrair públicos diferentes.
Este nosso vizinho museu tem características diferentes de um museu de arte. Ali conservam-se máquinas, materiais e instrumentos relacionados com a indústria têxtil, onde tantas das famílias da nossa região assentaram as suas vidas. No entanto, esta é apenas uma parte da atividade do museu. Como disse o Sr. Professor Lopes Cordeiro, os seus objectivos são, a partir do passado, olhar para o presente e prespetivar  o futuro.
A conversa é como as cerejas, e nesta comunicação começou-se a falar de museus e acabou-se a falar de turismo, do nosso património arquitetónico e industrial, de novas profissões, enfim a falar do futuro dos nossos jovens.
Ficou assim uma semente lançada para futuras parcerias com a nossa escola, que podem ser desenvolvidas em diferentes direções.

Obrigatório ver!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Livros da demana

Título: Caçadores de Tempestades
Autores: Paul Stewart e Chris Riddell
Editora: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04252-1

Sinopse:A bordo do Caçador de Tempestades, Twig, um jovem tripulante que o destino lançou para o aliciante mundo dos piratas celestes, aguarda com expectativa a próxima aventura: a busca de stormphrax, uma substância valiosa criada no coração da Grande Tempestade, no preciso instante em que liberta a sua energia. Mas apenas um navio como o Caçador de Tempestades poderá arriscar-se a penetrar a Grande Tempestade…
O segundo título das Crónicas do Abismo, uma colecção de aventuras, com personagens inesquecíveis e ilustrações espantosas

Livros da semana


Título: Ilha Teresa
Autor: Richard Zimler
Editora: D. Quixote
ISBN: 978-972-20-4632-9

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Livros da semana



Título: Mulherzinhas
Autora: Louisa May Alcott
Editora: Publicações Europa-América
ISBN: 972-1-03940-3
Sinopse:
Mulherzinhas  é um livro sobre a vida de quatro irmãs. Começa com ternas memórias de infância e traça, num colorido mapa de Vida, as aventuras e desventuras do seu crescimento, o despertar do amor, ilusões e desilusões, o contacto de perto com a morte. .É um livro terno e intemporal, em que o leitor se deixa prender pelo enredo e vive a acção, partilha sensações, vibra com as alegrias e tristezas das quatro irmãs. A minha personagem favorita é Joe, uma maria-rapaz traquina e irreverente, que desabrocha em flor-mulher, rosa vibrante a que não faltam os espinhos--apaixona-se por um professor, cuida a irmã doente e vê-a morrer .Um livro adorável. Na linha de orgulho e preconceito

Livros da Semana

Título: A família de Nazaré
Autor: Maria Teresa Maia Gonzalez
Editora: Difel
ISBN:978-972-29-0714-9
Sinopse:
 Nazaré é a adolescente que protagoniza este livro que começa justamente com o início de um novo ano lectivo. Mas não é apenas o retrato desta jovem inteligente, responsável e divertida que nos é dado nesta obra, ficamos a conhecer também a sua família e os seus amigos. Com muito humor e um profundo conhecimento do universo que retrata, a autora traz-nos uma perspectiva positiva e optimista de uma juventude em busca do seu caminho e que se mostra capaz de o encontrar…e bem.